top of page

UFRR divulga edital para vestibular 2023

Foto do escritor: CacosCacos

Foto: Divulgação



A Universidade Federal de Roraima (UFRR) divulgou o edital do vestibular para ingresso de alunos em 2023. São 753 vagas distribuídas entre 38 cursos de graduação.

O edital publicado pela Comissão Permanente de Vestibular (CPV) informa que as inscrições estarão abertas do dia 1º de agosto a 2 de setembro deste ano. O candidato poderá pedir isenção para o pagamento da taxa de inscrição entre os dias 1° e 5 de agosto.

O edital e o manual do candidato estão disponíveis na página da CPV (www.ufrr.br/cpv). Este ano a UFRR disponibilizou também o edital na Língua Brasileira de Sinais (Libras), trazendo mais acessibilidade ao processo. O vídeo no formato adaptado pode ser assistido através do link: https://youtu.be/BDdvIue6vBs.

Sobre a Prova

A avaliação poderá ser realizada pelo Processo Seletivo Seriado (PSS), que é realizado em três etapas: E1, E2 e E3 ou pela Prova Integral (PI).


Nas etapas E1 e E2 do PSS, a avaliação será composta de prova objetiva, contendo três questões de cada disciplina, sem redação. A prova do PSS-E3 é composta por 9 questões de cada disciplina e redação.

A prova de redação terá duas propostas de temas, devendo o candidato assinalar, dentre elas, o tema escolhido. O candidato inscrito na etapa PSS E3 concorrerá tanto na modalidade Pl, quanto no PSS, prevalecendo a maior nota.

Alunos do primeiro ano do ensino médio devem realizar a inscrição no PSS1, os de segundo ano do ensino médio que tiverem feito o PSS1, podem se inscrever no PSS2, e por sua vez, os que estiverem no terceiro ano do ensino médio, que tenham realizado as etapas anteriores, podem se inscrever no PSS3. A participação no PSS deve ser realizada de forma consecutiva e ininterrupta.

A PI, será composta de prova objetiva, contendo 9 questões de cada disciplina e redação, realizada na mesma avaliação.

Os Candidatos ao PI e PSS-E3 devem estudar todo o conteúdo referente a todas as etapas (E1, E2 eE3). A prova objetiva será composta de questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, contendo apenas uma opção correta.


Os candidatos devem estar presentes 60min antes no local de prova e levar caneta esferográfica azul ou preta, bem como documento oficial com foto e original de identidade. É facultativo o uso de máscara facial, entretanto, é recomendado a sua utilização durante a permanência no local de prova.


O candidato que estiver internado, em hospitais ou clínicas de saúde localizados em Boa Vista e que comprove, por meio de laudo médico original, a impossibilidade de deslocamento ou caso, seja solicitado com antecedência de 4 dias da realização da prova, poderá fazê-la fora do local estabelecido.


As provas objetivas e a redação serão aplicadas em Boa Vista no dia 27 de novembro de 2022.


O ingresso dos aprovados na Prova Integral e no PSS 3ª Etapa será no primeiro e segundo semestres letivos de 2023. Este ano, as vagas diminuíram de 777 para 753 em relação ao ano passado.


A Universidade, conforme vigente em lei, reservou 50% das vagas para candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Os candidatos que obtiveram certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação realizados pelo sistema estadual de ensino, também serão beneficiados.

Terão 40 vagas reservadas aos pretos, pardos e indígenas que deverão se autodeclarar no ato da inscrição. O candidato que optar por concorrer a qualquer das vagas reservadas não participará da ampla concorrência


Repórter: Elane Oliveira


 
 
 

Comments


bottom of page