Saúde mental: Conheça quais benefícios a leitura pode trazer
- Cacos
- 19 de ago. de 2022
- 3 min de leitura

De 2020 a 2021, durante o primeiro ano de pandemia, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com a pesquisa divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, pesquisa da Universidade Federal de Pelotas verificou aumento nos diagnósticos de depressão em 41% comparado ao período pré-pandemia.
Pensar e se preocupar com a saúde mental é essencial, enganam-se quem pensa que a saúde mental é apenas a presença de doenças ou transtornos mentais. Segundo a OMS, não existe uma definição exata para saúde mental. Mas, o termo está relacionado a como as pessoas reagem às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como administram suas ideias e emoções.
No cenário atual, surgem cada vez mais fatores que influenciam negativamente a saúde mental. Além disso, o preconceito sobre o assunto ainda é corriqueiro na sociedade, fator que agrava ainda mais a ausência por procurar ajuda e tratamentos. Pelo fato da saúde mental ser algo conectado com o corpo e meio, muitas vezes é visto como fraqueza e acaba sendo desprezado.
A partir disso, ter uma boa saúde mental significa saber lidar de forma harmoniosa com os próprios pensamentos e sentimentos, sejam eles positivos ou não. O desequilíbrio dessas emoções facilita o surgimento de doenças mentais, como a depressão, que, segundo a OMS, é a doença mental mais incapacitante do mundo. Portanto, é essencial conhecer e praticar meios de estimular e cuidar da saúde mental.
Pequenas atitudes e hábitos podem ajudar a conquistar e manter uma boa saúde mental assim que inseridas no cotidiano. A leitura envolve imaginação, criatividade, mentalização e aprendizagem, o que leva o cérebro a se exercitar. Conforme uma pesquisa de campo feita por uma acadêmica do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR), a totalidade dos participantes afirmam sentir que o hábito de ler traz benefícios no dia a dia de cada um.
A saúde mental está diretamente conectada à saúde corporal, não se deve separar, saúde é uma só. Exercitar o cérebro consiste também em trabalhar o corpo. O próprio hábito de ler é uma atividade relaxante responsável por diminuir o estresse e a ansiedade. A psicóloga Lizadely Pacheco afirma que mesmo depois de adulto se pode reconquistar o hábito e alcançar benefícios à saúde mental.

“É possível, porém, mais trabalhoso. Quando somos crianças, tudo pode se tornar divertido. Quando estamos na fase adulta é mais difícil, temos que conciliar trabalho, atividade doméstica, etc. Entretanto, começando devagar, pode-se conquistar ou até adquirir o hábito”, assegurou a psicóloga.
Entretanto, há uma diferença entre leitura prazerosa e leitura obrigatória. Atualmente, no meio acadêmico, observa-se que os estudantes têm dificuldade em ter uma rotina equilibrada e conciliar os estudos com a necessidade do exercício mental. É inegável que na faculdade é obrigatório ler artigos, textos, livros e trabalhos, mas será que apenas esse tipo de leitura é necessário para manter o estresse e a ansiedade longe?
“Existe uma diferença pois as leituras obrigatórias trazem uma sensação de dever, o que geralmente não atrai para leitura, porém para pessoa que gosta do curso, pode também ser prazerosa. A leitura prazerosa por exemplo de histórias de romance e ficção, é algo de seu próprio interesse e a uma certeza para o benefício mental”, afirmou a profissional.
Ainda conforme o levantamento de dados feito pela estudante de Comunicação Social, uma significativa parcela dos estudantes lê apenas livros e textos obrigatórios de suas respectivas faculdades. Os outros acadêmicos que além das leituras obrigatórias também leem por puro prazer pronunciaram-se sobre os benefícios que esse hábito proporciona.
“O hábito de leitura sempre ajudou a enriquecer meu vocabulário com palavras novas e trabalhar minha capacidade de concentração, ao mesmo tempo em que me permite desconectar do mundo real e criar conexões/experiências com personagens e histórias que alteram minha forma de enxergar a vida, as pessoas e em alguns casos até a mim mesma”.
“Além de me deixar menos ansiosa consigo visualizar alguns aspectos da vida com outra perspectiva. Com uma áurea mais leve devido os gêneros que prefiro ler”.
“Aumento da concentração, diminuição da ansiedade, entretenimento e aumento do conhecimento de mundo”.
“Para mim que tenho ansiedade e depressão acaba servindo de ajuda nos meus piores momentos”.
“Melhor interpretação, maior vocabulário e maior repertório sociocultural”.
Observa-se os inúmeros benefícios que o hábito de ler pode trazer. Além de reduzir o estresse e a ansiedade, também contribui para o aprimorar os conhecimentos, conhecer novas culturas e mundos, paz, reflexões, aprimoramento da escrita, do vocabulário e da imaginação.
Repórter: Yasmim Trindade
Comments