top of page

RÁDIO ESCOLA - Colégio Maria dos Prazeres Mota recebe projeto piloto

Foto do escritor: CacosCacos

Fotos: Divulgação


Foto: Antônio Diniz

Instituir um espaço que desperte a criatividade e ofereça aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação e o protagonismo juvenil, a Rádio Escola, projeto idealizado em parceria entre o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do programa Justiça Comunitária e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seed), foi inaugurada nessa segunda-feira, 10 de abril, no Colégio Estadual Militarizado Maria dos Prazeres Mota, no bairro Santa Tereza.


Vinte e quatro alunos foram capacitados para participarem do projeto e assumirem a apresentação de um programa de rádio. Todos os dias dois alunos ficarão responsáveis pela apresentação de um programa informativo, com notícias, entrevistas e entretenimento durante o intervalo para o lanche no período da manhã e da tarde, com um revezamento de apresentadores.


A coordenadora do Programa Justiça Comunitária, Marcelle Grécia Wottrich, explica que com o andamento do projeto, o principal objetivo é fazer com que novos integrantes surjam, se aproximem, aumentando a equipe de comunicadores dentro do colégio e o protagonismo dos mesmos.


Foto: Antônio Diniz

É necessário que toda equipe pedagógica da escola esteja incentivando e atuando juntamente com os alunos e que os professores possam incluir atividades das suas disciplinas juntamente com a Rádio Escola, aumentando o alcance do projeto".




A ideia de um espaço que funcionasse como uma rádio existe na escola desde 2008, no entanto, somente agora o projeto pode ser colocado em prática a partir do trabalho realizado pelo programa Justiça Comunitária para com os alunos, como comenta a aluna do terceiro ano do ensino médio, Yasmin Santos de Sousa.


“É uma experiência boa, uma oportunidade única que o Tribunal de Justiça trouxe para a nossa escola. Veio um profissional para capacitar a gente, para aprendermos a mexer no programa, a falarmos melhor, treinamos a locução, temos uma vinheta e assim poderemos levar entretenimento para os alunos durante o intervalo das aulas”, finalizou.

Segundo a coordenadora pedagógica do colégio, Cirlene dos Santos, o projeto facilitará a comunicação entre alunos e professores, criando um ambiente mais criativo e prazeroso.


“O projeto vai tornar a escola em um ambiente mais harmonioso. Eles vão ter um momento de entretenimento, com músicas, entrevistas, notícias, e isso vai ajudar também com que o aluno possa experimentar algo relacionado a sua futura profissão, trabalhando na rádio, passando a comunicação”.

Com o apoio do TJRR, um computador e o software de programação musical e informativa foram cedidos ao colégio que já possuía toda a aparelhagem de som.

Foto: SEED

Emilly Lorrany Cruz, estudante do colégio, diz estar empolgada com a oportunidade de participar de uma rádio. O seu objetivo é levar informação de qualidade aos seus colegas e expandir conhecimento.


“Neste ano, a rádio está bem organizada, gostei bastante, ainda mais com a parceria com a Justiça Comunitária. Quero trazer informações sobre ciências, tecnologia. Meus colegas se dividiram para levar os mais variados conteúdos”.

Participaram do evento da “Rádio MPM” o presidente do TJRR (Tribunal de Justiça do Estado de Roraima), o desembargador Jésus Nascimento, a diretora do Departamento de Educação Básica da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), Nildete Melo, os gestores administrativos e pedagógicos do colégio e toda a equipe da Justiça Comunitária do tribunal.




 
 
 

Comments


bottom of page