top of page
Foto do escritorCacos

Projetos inovadores são apresentados durantes defesas de trabalhos de conclusão de curso

Atualizado: 19 de abr. de 2022


Os alunos trataram de temas que vão desde às redes sociais a outros como mulheres no cinema roraimense



No fim do semestre 2022.1, seis estudantes apresentaram os trabalhos de conclusão de curso (TCC) no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e tiveram seus TCC aprovados. As defesas foram realizadas na segunda semana do mês de março, de forma remota.


Parte integrante dos requisitos para a formação dos jornalistas do curso, os alunos abordaram temas que vão desde às redes sociais a outros como mulheres no cinema roraimense. Nesta matéria, você confere a lista deles agora:



Crítica à estereotipização dos migrantes venezuelanos no jornal G1: agenciamentos coletivos de enunciação do conflito em Pacaraima


Apresentada pela acadêmica Juliana Dama e com orientação da professora Dra. Lisiane Aguiar, a pesquisa buscou analisar de que maneira o portal G1 de Roraima agenciou os migrantes venezuelanos durante o conflito em Pacaraima em agosto de 2018, e propôs a crítica como um exercício de reflexão sobre a ética no jornalismo, trazendo caminhos para uma comunicação humanizada e não violenta.


“O acontecimento foi amplamente divulgado pela mídia e chegou a ter repercussão internacional, levantando discussões sobre xenofobia e deixando um marco na história do estado”, explicou Juliana no resumo do trabalho, que usou a perspectiva cartográfica - método que considera a subjetividade para a construção do conhecimento no caminho da pesquisa -para pesquisar a utilização de estereótipos nos agenciamentos coletivos de enunciação das 22 matérias publicadas no G1.

A representação do Whistlebower LGBTQUIA+ na mídia: o caso de Chelsea Manning


Quem também concluiu esta etapa importante foi Luiza de Lucas, com orientação da professora Dra. Tatiane Hildemberg. O trabalho teve como objetivo analisar reportagens do portal de notícias brasileiro G1 e do canadense CBC News sobre a maneira em que retrataram a trans-identidade da estadunidense Chelsea E. Manning, uma ex-analista de inteligência do exército dos Estados Unidos da América.


Manning foi sentenciada a 35 anos de prisão por recolher e vazar mais de 400.000 dados militares classificados como sigilosos enquanto servia numa base operante no Iraque.


“Dentre os recortes temporais analisados constam 22 e 23 de agosto de 2013, por ser o período em que Chelsea teria divulgado publicamente sua identidade feminina, e 17 e 18 de janeiro de 2017 por ser a época em que sua sentença foi comutada pelo então presidente dos EUA, Barack Obama”, disse Luiza no resumo do trabalho.

Na monografia, as matérias foram analisadas para identificara invalidação da identidade de gênero de Chelsea, propondo a reflexão sobre a influência da mídia nos debates públicos sobre direitos humanos de pessoas LGBTQIA+ e suas existências e resistências em sociedade.


Cobertura de crimes contra animais silvestres no jornalismo de Roraima


Já o estudante Sandeivyde Alves, orientado pelo professor Dr. Simão Farias, estudou a cobertura de jornalismo ambiental nas pautas de crimes com animais silvestres em mídias digitais de Roraima.


“Essa pesquisa pretende apresentar um novo modo de fazer jornalismo ambiental, na cobertura de crimes contra animais silvestres. Nessa proposta a bioética animal é a principal teoria propositora de novos referenciais para o jornalismo de Roraima”, citou Sandeivyde no resumo do trabalho.

Como resultado,a correta cobertura climática em Roraima enriqueceria o conteúdo produzido no estado, os jornalistas e meios de comunicação fariam um produto de maior qualidade e com mais cuidado e além do campo jornalístico, a sociedade ganharia com informações mais completas, pedagógicas e mais éticas.


Ética no Jornalismo: a colaboração do observatório acadêmico no exercício social de Crítica da Mídia em Roraima


Trabalho apresentado pela estudante Harlinis Suarez, com orientação do professor Edileuson Almeida, pesquisou sobre a ética dos profissionais de comunicação, as principais intempéries enfrentadas pela classe, os efeitos das notícias, utilizando como referência quatro reportagens elaboradas pelo jornal Folha de Boa Vista.


“O observatório de mídia contribui no acompanhamento dos meios de comunicação, incentiva a discussão acerca das técnicas jornalística, a formação crítica dos futuros profissionais para a realização de boas práticas de reportagens”, citou Harlinis no resumo da monografia.

Segundo a autora, isso prepara os alunos para o mercado de trabalho, colabora com a sociedade na análise e monitoramento crítico dos meios, contribui no fortalecimento da cidadania e democracia.


Documentário "Mulheres e Cinema em Roraima": criação, roteiro e drireção sobre as narrativas femininas no audiovisual Em Terras de Makunaíma


Outra monografia apresentada foi a da estudante Yara Walker, sob orientação da professora Dra. Lisiane Aguiar. Além de pesquisar sobre cinema, Yara produziu um documentário que trata da participação da mulher no cinema roraimense


Por meio de entrevistas realizadas em outubro de 2021 com diretoras, cineastas, filmakers e produtoras, a pesquisadora retratou a realidade da participação feminina no audiovisual, e os principais desafios enfrentados no estado.


“O trabalho teve como objetivo realizar análise de entrevistas do documentário para saber as causas da baixa representação feminina no audiovisual no Estado. Para isso, foi utilizada a perspectiva do saber da experiência (LARROSA, 2002) para a problematização crítica sobre os acontecimentos que interferem nas subjetividades quando estamos imersos na experiência de produção de sentidos”, explicou Yara no resumo do trabalho.

O estudo também tem como aporte o estudo do audiovisual enquanto prática social, além da historicidade da mulher neste meio e expôs que ainda existe muito por fazer para a democratização da produção e do acesso cultural para que as mulheres tenham espaço no cinema em Roraima.


Gestão de conteúdo nas redes sociais: compreensão das ferramentas, engajamento e análise nas redes do SESC Roraima


Apresentado pelo aluno Magno Neto e com orientação da professora Ma. Sandra Gomes, a pesquisa tem como objetivoesclarecer a importância da adoção deestratégias nas redes sociais, além de propor a adoção de manual de gestão de conteúdo nas redes sociais da rede SESC.


Nos últimos anos, a presença de empresas e instituições nas redes sociais deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade. Neste cenário, em que perfis no Instagram, Facebook e Twitter servem de vitrine para produtos e serviços, as marcas precisam adotar estratégias para se relacionar com os clientes nesses espaços cibernéticos.


“Entre essas estratégias, destacam-se a compreensão destes espaços para o uso adequado das ferramentas que eles oferecem, a linguagem utilizada com clientes/seguidores e a criação de conteúdo direcionado”, explicou Magno no resumo do trabalho.

Repórter: Alan Chaves

22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page