top of page

O rádio segue sendo um dos veículos de comunicação mais usados pela população

laramuniz81516

Atualizado: 3 de mai. de 2022


Foto: TechTudo


Neste domingo (13), é comemorado o Dia Mundial do Rádio. O meio de comunicação consolidado, segue ganhando mais espaços no cotidiano da população.


Seja para escutar notícias, receber informações ou escutar músicas. O rádio é sempre uma opção. Mesmo após a chegada de outros meios de comunicação de massa. O rádio segue sendo um dos mais acompanhados no mundo todo. Neste domingo (13), é comemorado o 'Dia Mundial do Rádio'. A data foi criada em homenagem à primeira programação da United Nations Radio (Rádio da ONU).


Em Roraima, O rádio foi um dos primeiros veículos de comunicação a chegar no Estado. A primeira rádio foi instalada em 1957, pelo paraense Domingos Leitão. Na época, o prédio da rádio funcionava no centro da cidade, local que hoje fica localizado o Hotel Aipana Plaza.


Na contramão do que muitos pensam. O rádio segue com um alto número de ouvintes. Conforme destaca Antônia Costa, professora do curso de jornalismo da Universidade Federal de Roraima. O veículo passou por avanços tecnológicos o que possibilitou ainda mais a facilidade de comunicar a população.


"O rádio tem um papel fundamental. O rádio tá sempre levando informações a todos, até nos lugares mais distantes. Com a chegada da internet e das redes sociais, também possibilitou que mais pessoas ao redor do mundo acessem e escutem aos programas de rápido de qualquer lugar", explicou a docente.

No Jornalismo, o rádio desempenha um grande papel de levar informações aos mais diferenciados públicos. Conforme frisou a jornalista e Radialista Ellen Ferreira. Transitando pelas rádios roraimenses desde 2010, a jornalista frusou que Apesar do avanço de novas mídias e da expansão do acesso à internet, o rádio continua sendo um dos principais veículos de informação dos brasileiros.


"O rádio Além de ser popular é gratuito. Para ter acesso a internet a gente prescisa pagar, mas para acompanhar o rádio não é necessário. É um veículo que possibilita a gente noticiar com imediatismo. E em muitos lugares ainda é o principal meio de comunicação, em razão da distância."

História do Rádio


O Dia Mundial do Rádio foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 2011. A data, proposta pela Academia Espanhola de Rádio, foi escolhida por ter sido o dia da criação da Rádio das Nações Unidas, em 1946.


Landell de Moura fez suas experiências pioneiras de transmissão da voz humana em 1892 e 1893, em Campinas e em São Paulo, cobrindo uma distância de 8 quilômetros. Ele também foi inventor do telégrafo sem fio que, a exemplo do rádio, por ele chamado de “transmissor de ondas”, conseguiu patentear, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.


Atualmente, o estado de Roraima possui nove rádios em atividade. Já no Brasil, esse número ultrapassa os dez mil. Já o Brasil têm aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento, incluindo emissoras comerciais AM e FM e rádios comunitárias. O número é mais que o dobro do registrado há dez anos, segundo dados do Ministério das Comunicações.


Repórter: Bruna Gomes
 
 
 

Comments


bottom of page