top of page
Foto do escritorCacos

O que as imagens não contam: Livro investiga os primeiros registros fotográficos na Amazônia

Atualizado: 7 de ago. de 2022

Lançamento da obra que reúne 130 registros fotográficos retratando a construção da identidade amazônica nos séculos XIX e XX


Maurício Zouein na apresentação do livro. Foto: Jader Souza

Na última sexta-feira (05) ocorreu o lançamento do livro “A ideia de civilização nas imagens da Amazônia (1865-1908)” do Dr. Maurício Zouein. A apresentação da obra foi realizada no Teatro Municipal de Boa Vista e teve a participação artística do cantor Neuber Uchôa. O evento contou com o apoio da Universidade Federal de Roraima (UFRR), da Prefeitura de Boa Vista e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).


Maurício Zouein. Foto: Jader Souza

O autor, Maurício Zouein, é bacharel em Comunicação Social (UFRR), Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), e Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor do Curso de Comunicação Social - Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFRR).


O escritor comentou sobre a sua relação com a fotografia: "Eu trabalho com imagens fotográficas desde 1983, ainda estava no serviço militar em Roraima e fui destacado para o 2º Batalhão Especial de Fronteira e a gente ficava transitando, aí tive muito contato com comunidades indígenas e comecei a pensar nessas imagens”, explica.






A partir disso, surgiu uma curiosidade em investigar o contexto presente nos registros fotográficos já existentes da região. A investigação tornou-se ponto de partida para a sua pesquisa, que anos depois, se tornaria o lançamento de seu livro “A ideia de civilização nas imagens da Amazônia (1865-1908)”.


O Dr. Maurício Zouein é natural de São Paulo e está em Roraima desde 1974. Já trabalhou na Comissão de Criação do Parque Yanomami (CCPY) e conviveu com a fotógrafa Claudia Andújar realizando trabalhos com as comunidades Yanomami, Yekuana e Sanumá. Colaborou na Pesquisa referente à semiótica americana conjuntamente com o professor Floyd Merrell da Purdue University. Desenvolve pesquisa no Laboratório de Imagem, Metrópole, Arte e Memória (IMAM-UFRJ) e na linha de pesquisa Visualidades Amazônicas que incorporam a pintura, gravura e fotografia.


Maurício Zouein. Foto: Jader Souza

Diversos representantes de entidades de Roraima acompanharam o lançamento da obra, entre elas a conselheira da Câmara do Patrimônio Cultural e Museológico do Conselho Estadual de Cultura de Roraima (CEC-RR), Elena Fioretti, que destacou a importância da obra para o cenário de pesquisa na Amazônia. “Por ser um segmento no ramo da pesquisa pouco explorado, a contribuição do Dr. Maurício diante desta realidade, vem para consolidar essa parte importante da pesquisa na área da comunicação e da semiótica na região Amazônica”, ressaltou.


Uma das convidadas presentes, a superintendente de Turismo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC) de Boa Vista, Alda Amorim menciona que a obra do Dr. Maurício é de suma importância pois na Amazônia há uma escassez de registros históricos. “Não temos registros para contar a nossa história aos que vem depois de nós. Esta obra vem, com muito orgulho, trazer uma reflexão sobre a nossa história, que se faz necessária nos dias de hoje” conclui.


A ideia de civilização nas imagens da Amazônia (1865-1908)

Livro "A ideia de civilização nas imagens da Amazônia (1865-1908)". Foto: Jader Souza

A obra “A ideia de civilização nas imagens da Amazônia (1865-1908)” retrata como foi construída a identidade amazônica a partir dos primeiros registros fotográficos da região realizados no final do século XIX e no início do século XX. Lançado pela Editora Telha, utilizou de fotografias, cartões-postais e álbuns oficiais dos estados do Amazonas e do Pará. Ao todo, foram analisadas 3.573 imagens, das quais foram selecionados 130 registros fotográficos para compôr a obra.


Aos interessados em adquirir o livro, a partir do dia 13 de agosto estará disponível na Livraria Boa Vista do Roraima Garden Shopping. O livro também está disponível nos sites da Editora Telha e da Amazon.



Repórter: Abigail Reis

131 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page