top of page

Nova gestão do DCE deve apostar em assistência, democracia e combate às opressões

Foto do escritor: CacosCacos

A chapa Buritizal foi empossada no dia 8 de março e atuará até 2024


Foto: Arquivo



Com a proposta de construir um ambiente acadêmico mais inclusivo e diverso, que garanta um espaço para todos os estudantes independente da idade, classe, gênero e orientação sexual, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Roraima (DCE/UFRR) conta agora com uma nova chapa eleita para gerir as atividades nos próximos dois anos.


Segundo a vice-presidenta do DCE, Louise Lemos, a expectativa é que a nova gestão seja acolhedora aos estudantes, que devem sentir-se à vontade para trazer questionamentos, sugestões e denúncias.


“Estamos em prol das lutas para que todos tenham acesso e, principalmente, tenham condições de permanecer. Nos posicionamos a favor de uma volta segura à universidade, com acesso ao RU [Restaurante Universitário], auxílio transporte e com bolsas pró-acadêmico, de pesquisa, ensino e extensão ativas", disse.

Fernando Augusto, novo secretário do DCE, explica que já existem projetos a serem colocados em prática no retorno presencial das aulas dos acadêmicos, previsto para o próximo semestre.


“Nesse primeiro momento, vamos nos preparar para realizar uma recepção para os calouros da UFRR, reativar a emissão de carteirinhas estudantis, atuar nos Conselhos e Órgão de Deliberação da UFRR em favor dos estudantes e lutar pelo retorno presencial seguro, que garanta aos estudantes condições de acesso e permanência nessa tentativa de retorno presencial, com acesso às bolsas e a alimentação”, completou.

Propostas e projetos



Durante o período de campanha, a chapa Buritizal esquematizou as propostas com base em 7 eixos de atuação. São elas


Retorno seguro já;

Assistência e permanência;

Arte, cultura e eventos;

Combate às opressões;

Esporte e lazer;

DCE dentro e fora da Universidade;

Gestão e democracia;


A vice-presidente do DCE ressalta ainda que além das propostas em desenvolvimentos, outras irão surgindo com base nas demandas dos estudantes.


”Tendo esses eixos em vista, nós já temos diversas propostas prontas e também estamos abertos a novas demandas. Pois, nossa atuação se dará, principalmente, em cima das necessidades dos estudantes”, disse.

Composição da gestão


Obrigatórias:


Letícia Barbosa - Presidente

Louise Lemos - Vice-Presidente

Fernando Augusto - Secretário-geral

Letícia Amanda - Secretária Adjunta

Wagner Pinho - Diretor Financeiro I

André Queiroz - Diretor Financeiro II


Auxiliares


Diretoria de Combate às Opressões:


Eli Araújo - Coord. de Diversidade Sexual e de Gênero

Bruno Gabriel - Coord. Étnico-racial


Diretoria de Comunicação:


Lívia Ferreira - Coord. de Mídias

Isabela Nóbrega - Coord. de Marketing



Para saber mais informações sobre a nova chapa do DCE e as idéias de atuação, basta acessar o perfil criado para a campanha eleitoral: @chapaburitizal. Um contato direto com os acadêmicos à frente do diretório pode ser obtido por meio das redes sociais, no Instagram e no Facebook.

 
 
 

Comments


bottom of page