Edição do 'Sesc Partituras' teve a presença do maestro e violinista Emmanuele Baldini como convidado especial

Mais uma edição do Sesc Partituras foi realizada na última sexta-feira (22). O evento contou com a participação da Orquestra Sinfônica do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) e a Orquestra Jovem Sesc Roraima. A apresentação também teve participação especial do solista Emmanuele Baldini da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e do regente Luciano Camargo.
A edição especial do 'Sesc Partituras" em parceria com o IBVM apresentou Tchaikovsky e Mendelssohn em prol da arrecadação de alimentos para o Programa Mesa Brasil Sesc. O repertório escolhido foi o Concerto para Violino em Mi menor para Violino de Orquestra Op.64 de Félix Mendelssohn e a Serenata em DÓ para Orquestra de Cordas Op.48 de Piotr Ilitch Tchaikovsky.

O solista, é o maestro e violinista italiano Emmanuele Baldini. Ele é Spalla (primeiro-violino) da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e membro do Quarteto de Cordas OSESP. Em 2017, recebeu o prêmio de Melhor instrumentista da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e em 2021 foi agraciado pelo Governo do Estado de São Paulo com a Medalha Tarsila do Amaral por méritos artísticos. O maestro falou da representação que a música tem em sua vida.
"A música para mim, é uma linguagem que, até sem o filtro da razão, pode ir de encontro com a alma da pessoa. E por isso, acredito que seja uma ferramenta extraordinária para transformar vidas, sobretudo as mais difíceis"
Baldini viaja todo o país como regente e solista, mas conta que é a primeira vez que visita Roraima. Durante sua estadia, além dos ensaios para a apresentação, cedeu uma palestra aos alunos do IBVM. O maestro relata que está otimista em relação ao futuro da música aqui no estado, pois o Instituto Boa Vista de Música tem potencial artístico para se tornar algo grande. “Quando eu vejo um projeto que proporciona aos jovens a realização do sonho deles com a música, se posso, sempre tento ser o primeiro a ajudar”, explica.
O diretor musical e regente da Orquestra Sinfônica do IBVM, Beany Cabrera, conta que o principal objetivo do instituto é o trabalho social, ofertando o ensino gratuito de música, a inclusão social e o desenvolvimento artístico cultural de crianças e adolescentes. O regente revela que a visita do maestro Baldini ao Instituto foi um sonho realizado. E garantiu que todos aprenderam e se encantaram muito com as aulas dadas por Emmanuelle durante sua estadia.
“Os professores e os alunos ficaram encantados com a sua forma de ensino. Ele não só ensina a técnica, como também transmite sua paixão através do ensino. Isso é um dom. É sensacional, não tenho outra palavra a não ser essa” relata o regente.
A apresentação encantou e emocionou muita gente, uma dessas pessoas foi a assessora técnica na Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Petra Werlang. Segundo a servidora pública, foi uma das melhores apresentações que ela já assistiu. “Foi incrível ver a participação do maestro e toda a destreza que ele apresentou no palco. Espero que ele retorne à nossa cidade para mais apresentações”, afirma.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Boa Vista, o Serviço Social do Comércio de Roraima (SESC) e com a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (FETEC). Os alimentos arrecadados durante a venda dos ingressos foram destinados ao Programa Mesa Brasil Sesc.

Programa Mesa Brasil - SESC
O Mesa Brasil SESC atua em Roraima desde o ano de 2003. É o único Banco de Alimentos no Estado de Roraima reconhecido pela Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA), sendo um programa de segurança alimentar e nutricional, composto por ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.
A Gerente de Assistência e Cultura do Sesc Roraima, Regina Moura Fernandes, menciona que atualmente o programa atende 64 instituições sociais. Além dos alimentos doados todos os dias, o programa desenvolve ações educativas em várias áreas para capacitar seus públicos (voluntários, parceiros doadores e instituições), oferecendo, assim, oportunidades de novos conhecimentos e sustentabilidade em suas atividades.
Regina Fernandes ainda explica que os alimentos arrecadados junto às vendas dos ingressos para o evento serão doados às entidades sociais cadastradas junto ao programa. Os interessados em ajudar o programa podem entrar em contato através dos números (95) 3212-2823/98403-3733 ou mandar um e-mail para mesabrasil@sescrr.com.br.
Komentarze