Mês de março é destinado a sensibilização e ao combate do câncer de Colo do Útero e Colorretal
- Cacos
- 23 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Doenças que hoje, estão entre a segunda e terceira mais diagnosticada em todo país, entre homens e mulheres
Fotos: Divulgação

O mês de março ganhou suas cores, assim como outros meses do ano, e alertam as pessoas referente ao câncer do Colo do Útero, março lilás e Colorretal, março azul marinho, comuns entre mulheres e homens.
O azul marinho refere-se ao debate sobre a prevenção do câncer colorretal, o terceiro mais comum entre os homens e também as mulheres, segundo o diretor da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon-RR), Anderson Dalla Benetta.
“O tumor causado começa no intestino grosso, o câncer do intestino muita das vezes tem relação com hábitos alimentares. Dieta essa que tem muita gordura, carne vermelha; pobre em frutas, verduras, vegetais; também por uso do álcool e cigarro”, disse Anderson Dalla.
Para uma dieta saudável é necessário que façam uma alimentação balanceada que deve incluir o consumo de frutas, hortaliças, grãos integrais, leites e derivados na forma desnatada. As fontes de proteína devem ser magras, como leguminosas, peixe e frango.
Já a cor lilás é em alusão ao câncer do colo do Útero, o segundo câncer mais recorrente entre as mulheres, ficando infelizmente apenas atrás do câncer de mama, como explica Anderson Dalla.
“A doença atinge principalmente as mulheres, com quase cem por cento (100%) dos casos, que na maioria das vezes é causada pelo vírus do HPV (papilomavírus), que pode se propagar por contato da relação sexual”, disse o diretor.
Anderson Dallas, comenta sobre o diagnóstico em casos positivos para ambas doenças, e alerta o público sobre os cuidados e como se prevenir contra o câncer colorretal e do Útero.
Para a prevenção é necessário que o público passe a fazer exames anualmente, para evitar casos graves das doenças, além disso, outra forma de cura ou de descobrir o diagnóstico o quanto antes é a quebra do preconceito em relação aos exames, que por falta de consciência e de conhecimento pessoas rejeitam, e como consequência o diagnóstico tardio, que pode levar em muitos casos até a morte.
Comments