Instituto verifica a procedência de brinquedos e pisca-piscas durante vistorias há estabelecimentos
Fotos: Comunicação IPEM
Agente do IPEM-RR durante operação natal
Uma fiscalização federal que busca assegurar que cada vez menos consumidores tenham problemas na hora das compras, principalmente no período festivo, essa é a operação natal é realizada em Roraima pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).
“Geralmente as crianças são bastante presenteadas então são itens que a gente analisa bastante. Os brinquedos precisam apresentar o selo do INmetro, que significa que o produto passou por um criteriozo padrão de conformidade do Inmetro. Brinquedos importados devem apresentar essa informação em português, pra evitar qualquer tipo de acidente.” disse Jackson Medeiros, diretor técnico do IPEM.
Brinquedo contendo selo do INMETRO, dentro da regularidade
Nessa época do ano, o Ipem verifica também as luzes de natal, os famosos pisca pisca e para essa fiscalização em específico o instituto faz até mesmo um teste com objetivo de identificar falhas técnicas que possam vir a causar acidentes.
“Se ele tiver liga ferrosa é suscetível a incêncio, por conta do curto-circuito que pode gerar. A gente usa um imã pra ver se ele prega ou não, se pregar a gente teria que fazer a apreenção do produto e a empresa seria notificada. Felizmente a grande maioria das empresas estão dentro da conformidade.” explica Vitor Alves, gerente de conformidade do IPEM.
Caixa de pisca-pisca com informações em português, dentro da regularidade
Além do teste, outros aspectos do produto precisam ser verificados e devem apresentar a conformidade do inmetro, se o adaptador não contém a liga ferrosa e se as instruções estão escritas todas em português.
A fiscalização começou dia 05/12 e vai até dia 09/12. Os produtos que estiverem fora da normalidade, serão apreendidos e encaminhados para o Ipem. As empresas terão um prazo de 10 dias para apresentar a nota fiscal da compra, origem do produto e ou defesa jurídica. Podendo estar sujeito a multa, caso não apresente a documentação exigida. Caso encontre irregularidades, o consumidor também pode entrar em contato com o órgão por meio da ouvidoria do IPEM ou enviar mensagens no telefone (95) 99971-6066.
Comments