O grupo de estudo Fala Série realizará nos dias 10 e 11 de novembro, a partir das 18h, encontros virtuais sobre séries de ficção com o tema ‘Minorias e Distopias’. Nesta temporada, o grupo discutirá as narrativas distópicas e a representação dos imigrantes. Os encontros ocorrerão em sala de webconferência divulgada aos participantes do grupo.
Segundo Simão Farias, professor responsável, o propósito dos encontros é discutir a criação de personagens, tramas e representações de distopias e minorias em séries de ficção amadas e odiadas para apontar seu papel político e social de engajar ativismos e empoderamentos individuais e coletivos.
"A discussão de listas na temporada de novembro vai mobilizar os participantes a pensar a capacidade das séries de denunciar subalternidades e legitimar empoderamentos em relação a ativismos em favor do nosso presente, dos sujeitos e grupos minoritários".
Nesta temporada, o coordenador do curso de Comunicação Social, José Tarcísio Oliveira Filho, participará das discussões, abordando como as séries representam os personagens migrantes, apresentando discussões que levem à reflexão sobre a representação dessas pessoas.
Para o professor Tarcísio, as séries de ficção têm relação com a realidade, pois possuem elementos simbólicos que fazem parte do dia a dia e com isso possibilitam relacionar de forma crítica sobre como as pessoas e temáticas têm sido abordadas dentro de uma sociedade.
"É muito interessante estarmos discutindo isso principalmente aqui no Norte e através desse grupo de pesquisa que tem abordado de forma mais específica as minorias", ressalta.
A participação dos alunos dá direito à carga horária de atividades complementares a cada temporada. O aluno precisa participar dos dois encontros em cada temporada e elaborar um release sobre uma série indicada em listas do grupo de estudo. Os participantes recebem declaração emitida pelo grupo de pesquisa.
O que: Nova temporada de encontros virtuais do Grupo de estudo Fala Série.
Quando: 10 e 11 de novembro, a partir das 18h.
Onde: Sala virtual de webconferência
Por Glenda Dinelli
Σχόλια