top of page
Foto do escritorCacos

Festival de Parintins - Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal relembram ida a celebração

Nesta quinta-feira (30) é celebrado o Dia do Boi Bumbá, uma dança tradicional brasileira típica das regiões norte e nordeste que deu origem ao festival de Parintins.


Fotos: Divulgação




Em 2019, estudantes do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), compareceram ao Festival Folclórico de Parintins, por meio do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom)



A viagem a Parintins permitiu que os estudantes conhecessem mais sobre a cultura folclórica do Norte. Willians Dias, 26 anos, é mestrando em Comunicação pela UFRR, e conta como foi participar da celebração em 2019.






"Foi uma experiência enriquecedora. Foi minha primeira vez na cidade, assim como muitos alunos que participaram. O contato com a cultura popular aliado à proximidade com a própria natureza, certamente, marcou muito”, afirmou.



Conhecida por ter um dos festivais folclóricos mais importantes do Norte, a cidade de Parintins e a população entra no ritmo da celebração e vibra com todos os preparativos do evento. Samantha Rufino,23 anos, afirma que a sensação de estar lá nessa época é surreal.




“O mais marcante é com certeza o Festival de Parintins em si. Apesar de não ser valorizado nacionalmente, é uma manifestação cultural que representa as raízes do nosso país e principalmente da região norte. Não tem como não se emocionar com a valorização dos povos indígenas e toda a narrativa que cada boi traz”, contou.


FESTIVAL DE PARINTINS



O festival folclórico de Parintins - AM é um evento que acontece anualmente no mês de junho desde 1965. A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil e atrai pessoas de todos os cantos do país.


O festival celebra a rivalidade de dois bois-bumbás, Garantido e Caprichoso e durante o mês de junho a população da cidade se emerge na rivalidade dos dois.


O evento ocorre no Bumbódromo, uma espécie de arena, que recebe os desfiles das agremiações dos bois.


Em 2022, após dois anos sem a celebração devido a pandemia da COVID-19, o festival retornou e o Boi Caprichoso foi o campeão da 55° edição do evento.




Repórter: Yasmim Trindade


21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page