top of page

Feriado de Nossa Senhora de Aparecida reúne centenas de fiéis nas ruas de Boa Vista

  • Foto do escritor: Cacos
    Cacos
  • 16 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de out. de 2021

Nessa terça-feira(12/10) religiosos comemoraram o dia da padroeira do Brasil


Foto Divulgação

Anualmente as igrejas e grupos católicos de todo o país celebram no dia 12 de Outubro, o feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Com o avanço da vacinação no Estado de Roraima, diversas celebrações foram realizadas para comemorar a passagem da data


Em razão das normas de segurança sanitária, motivadas pela pandemia do covid-19, desde

2020 as celebrações têm sido realizadas de maneira atípica, apostando em medidas criativas para prosseguir com os atos religiosos. O itinerário teve início no dia 29 de setembro com missas diariamente às 5h15 e 18h30, na sede da igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada na Zona Norte da capital.


Na última terça-feira (12) aconteceram os principais eventos da comemoração, com a celebração de 5 missas, sendo 3 no interior da igreja(5h, 12h e 20h), 1 no pátio externo da reitoria(18h) 1 drive in no estacionamento do Roraima Garden Shopping(7h), além de uma carreata, que levou centenas de fiéis em seus veículos por mais de 20 bairros da capital após a missa das 7h, partindo do Shopping Garden com destino final na Igreja de Nossa Senhora Aparecida.


O fiel Vivaldo Barbosa (63 anos) que participa anualmente das celebrações, declarou que achou a programação deste ano de profunda espiritualidade, além de considerar o período religioso um momento ímpar nas tradições da igreja.


"As alternativas que foram criadas, como missas que você pode assistir de dentro do seu carro, foram muito criativas, dessa forma pudemos continuar com as celebrações e as homenagens a nossa senhora, mesmo que de forma diferente”, completou o senhor Vivaldo.

O Padre Raimundo Vanthuy Neto, responsável pela Igreja Nossa Senhora Aparecida, relatou que ao idealizar a programação, manteve as comemorações religiosas tradicionais, adaptando-as à atual realidade sanitária.


“A missa que mais me preocupa foi essa ao meio-dia, por que de fato ela não preservou o distanciamento, pelo contrário, foi bem aglomerado dentro da igreja. Nós não pensávamos que iria haver uma demanda tão grande, esperávamos um grupo pequeno de pessoas que chegaria para rezar ao meio dia, dado que é a primeira vez que realizamos a missa nesse horário”.

Com mais de 50% da população de Boa Vista vacinada com pelo menos uma dose, cultos, missas e celebrações religiosas aos poucos vem retomando suas realizações presenciais, e durante esse processo de retomada, diversas igrejas tem buscado levar a espiritualidade à casa de todos os fiéis por meio de transmissões ao vivo das celebrações. E durante a festa de Nossa Senhora Aparecida, a PASCOM (pastoral de comunicação) foi responsável por transmitir missas, novenas e a carreata por meio de lives, conseguindo alcançar dezenas de religiosos que não puderam comparecer presencialmente.



Repórter: Gabriel Cavalcante

Comentarios


bottom of page