top of page
Foto do escritorCacos

Ex-aluno da UERR apresenta projeto em Harvard.

Aluno egresso da Universidade Estadual de Roraima apresentará um projeto na universidade mais prestigiada do mundo


"Josué Santos na Universidade Estadual de Roraima. Foto: Instagram."


O escritor e cantor amazonense Josué Santos, representará o estado de Roraima durante a XI Edição do "Encontro Mundial Sobre o Ensino de Português", que ocorrerá no dia 06 de agosto, na Universidade de Harvard, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.


Nomes como Barack Obama, George W. Bush e Bill Gates passaram pela renomada Harvard University, localizada em Cambridge, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.


Josué desenvolveu um artigo chamado "Da cabana de palha aos muros de concreto: um estudo comparativo do ensino de português em dois contextos indígenas Amazônicos". A obra apresenta a análise do ensino da língua portuguesa que as crianças indígenas da etnia Warão vivenciam nos abrigos de Boa Vista. O projeto foi apresentado e aceito para representar Roraima em Harvard.


Foram analisados o ensino da língua dentro de um abrigo e na Escola Estadual Indígena, Índio Hermínio Paulino, localizada na comunidade São Pedro, na região do Baixo Contigo, em Normandia.


O estudo comparativo foi feito com análises de como é apresentado o conteúdo de português e a forma de aprendizagem para a comunidade. 


"Eu percebi algumas questões importantes como, por exemplo, que o ensino da língua indígena, não do português, mas a língua indígena macuxi tem se perdido ao longo dos tempos nas comunidades indígenas porque o português tem adquirido protagonismo", explica Josué. 

O projeto foi orientado pela professora e doutora Isabela Coutinho Costa, da UERR.


O ex-aluno concluiu o mestrado em abril deste ano, com a dissertação "Entre Idas e Vindas: Os processos de Aprendizagem das Crianças Indígenas e venezuelanas Warão refugiados e migrantes em Roraima, Amazônia".


Por meio desse trabalho, foi criado o portal dos povos indígenas, que une diversas etnias indígenas, sejam venezuelanos ou brasileiros, que existem no Estado de Roraima. 


Além do projeto ser aceito no Encontro Mundial Sobre o Ensino de Português, Josué também ganhou uma bolsa de $500. No entanto, esse valor não custeia toda a viagem. Com isso, ele desenvolveu uma vaquinha virtual para arrecadar o valor para custear o restante das despesas.


Quem puder e tiver interesse em ajudar pode acessar a vakinha através do link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/roraima-em-harvard.


Repórter: Letícia Kellen.

25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page