top of page

Estudantes da UFRR têm trabalhos aprovados para o Congresso Nacional da Intercom

Foto do escritor: CacosCacos

Atualizado: 24 de set. de 2021

Foto: Divulgação



O 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) com apoio da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), acontecerá do dia 04 a 09 de outubro de 2021, de maneira virtual.


A temática proposta é Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania. O tema surge como uma homenagem a Paulo Freire, no ano em qeu comoleta o centenário nascimento autor.


Para representar a Universidade Federal de Roraima (UFRR) no congresso, pelo menos três trabalhos de alunos do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, foram aprovados para participar do Intercom Jr, espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação.

Samantha Rufino, foi uma dos estudantes que tiveram o trabalho aceito. Ela conta que "foi muito bom saber que o artigo foi aprovado. Foi um trabalho desenvolvido durante um ano com muito esforço e é bom saber que as nossas produções aqui de Roraima também são valorizadas nacionalmente”.


O trabalho é resultado de estudos do grupo de pesquisa “Laboratório Lugares e Espaços Contemporâneos: Jornalismo, Migrações e Audiovisual” (CNPq/UFRR) e tem como temática as migrações. Para realizar a pesquisa, foram selecionados alguns veiculos de comunicação para fazer uma investigação e entender como está sendo tratado o assunto no estado Roraima pelo jornalismo.


A acadêmica utilizou duas rádios locais (Rádio Folha e Rádio Tropical) para fazer a análise, e a partir disso, foi feita uma perspectiva construcionista. O resultado da pesquisa identificou que as rádios locais têm dificuldades em falar dos imigrantes sem relacionar à criminalidade.




A docente do Curso, Tatiane Hilgemberg, é Diretora Regional da Intercom na região Norte. Ela comenta as expectativas para o evento.

“Em 2021 o tema do Congresso é Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania, num momento em que a ciência, a universidade e a comunicação sofrem ataques, nossa expectativa é que as discussões e a integração sejam resistência ao obscurantismo”.

O Congresso da Intercom ocorre desde 1977 e é o maior na área de Ciências Sociais Aplicadas no país. Além das apresentações de trabalhos de graduação e pós-graduação, haverá a entrega de prêmios nas categorias Liderança Emergente, Maturidade Acadêmica, Grupo Inovador e Instituição Paradigmática e premiações para alunos de graduação, mestrado e doutorado. 

Por Maria Fernanda Obando da Graça


 
 
 

Comments


bottom of page