O evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de maio de forma presencial e on-line
Fotos: Divulgação
Para fomentar ações de combate e sensibilização a violência de gênero, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizará o 3° Evento de Formação do EspaçoDH UFRR voltado para “Gênero e Colonialidade: Violências e Violações de Direitos Humanos”. A programação inicia nesta quinta-feira (12) e finaliza sexta-feira (13). Os participantes serão certificados.
O evento será realizado de forma mista, tanto presencial, no auditório do Instituto de Antropologia (Inan), localizado na UFRR, quanto de maneira on-line pelo canal do EspaçoDH no Youtube. Para participar, clique aqui.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer as lutas e as redes de apoio, buscando políticas públicas de prevenção a violência de gênero e contará com palestras, rodas de conversa e oficinas direcionadas ao tema da edição. As inscrições encerram nesta quarta-feira (11).
A presidente do DCE e acadêmica de História, Letícia Barbosa, espera que as discussões levantadas no evento cheguem aos órgãos governamentais a fim de que coloquem em ação medidas que protegem as mulheres da violência.
“Roraima está entre os estados com mais ocorrências de violência contra a mulher. Esperamos que este debate alcance tanto as mulheres vítimas de opressão, quanto às entidades governamentais e sociais, para que não só construam, mas coloquem em ação medidas de proteção às mulheres” explicou.
No primeiro dia será realizada uma roda de conversa que contará com lideranças e membros de organizações dos movimentos de mulheres, da comunidade LGBTQIA+, juventude, bem como mulheres indígenas e do campo. A roda de conversa ocorrerá a partir das 18h de forma presencial no auditório do INAN, na UFRR.
Já no segundo, haverá uma palestra online a partir das 18h com três defensoras dos direitos das mulheres em Roraima. Entre elas, a Dra. Jeane Magalhães Xaud, a Dra. Joênia Wapichana e Edina Shanenawa.
Para mais informações, acesse o Instagram: @espaçodh_ufrr
Parabéns pela matéria Crys, ficou perfeito. 😀