Campanha está relacionado ao Janeiro Branco, mês destinado a sensibilização sobre saúde mental
Foto: Divulgação

O Janeiro Branco é uma campanha brasileira criada em 2014 com a finalidade de chamar atenção dos cidadãos a importância das relações pessoais e suas necessidades como a Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
A psicóloga Georgia Mezomo, por meio da empresa Plataforma QAP que é um centro de gestão de pessoas que oferece consultoria especializada voltada à área da saúde do sistema de Segurança Pública visando melhoria de qualidade de vida dos seus profissionais, está ofertando para servidores de instituições parceiras, atendimento psicológico online (24h) totalmente gratuito. Além de realizar todas as sextas-feiras, durante o mês de janeiro lives relacionadas à saúde mental no contexto da segurança pública.
"A empresa Plataforma QAP em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar está realizando o plantão psicológico online (24h) gratuito no mês de janeiro para os profissionais das instituições e seus dependentes. São 31 psicólogos credenciados e habilitados para o atendimento na modalidade plantão", contou.
Segundo uma pesquisa do Instituto FSB Pesquisa, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional ‘piorou’ ou ‘piorou muito’ durante a pandemia, isso devido ao isolamento, luto, o medo da perda de alguém próximo ou de si próprio. Com isso gerou uma procura maior em relação a essa temática por interesse pessoal.
Segundo a psicóloga do Conselho Regional de Psicologia (CRP) Geórgia Mezomo, o Janeiro Branco ocorre nesse período para que as pessoas estejam com pensamento de metas e crescimento pessoal.
“A importância dessa campanha é trazer maior sensibilização com os cuidados ao que se refere à saúde mental e tem como objetivo criar uma cultura de valorização aos cuidados mentais, fazendo com que a humanidade reconheça o devido valor do bem-estar emocional, assim como a quebra de tabus e a relevância do assunto para instituições, organizações, empresas e comunidades em geral”, completou.
A desorganização mental está ligada com a mudança de hábitos e varia de pessoa para pessoa. A pressão, ansiedade e o estresse são características constantes e mundial, pois a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que os números de depressão no mundo giram em torno de 300 milhões. A preocupação maior é a questão do suicídio, a OMS aponta que o suicídio é a segunda principal causa de óbito global da humanidade.
A OMS aponta que a saúde é um conjunto de bem-estar físico, mental e social e não apenas de doenças pessoais, para cuidados e recomendações de profissionais saiba mais sobre a campanha acessando o site plataformaqap.com.br, para o atendimento gratuito na melhoria e construção da sua saúde mental.
Comments