top of page
Foto do escritorCacos

Centro acadêmico de zootecnia realiza programação especial em alusão ao dia do zootecnista

Dia 13 de maio é o dia nacional do zootecnista.





O Centro Acadêmico de Zootecnia (CAZOO) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizou, entre os dias 12 à 14 de maio, uma semana de palestras com o tema “O futuro da zootecnia no Estado de Roraima”, e conta com a participação de profissionais da área. A programação é em alusão ao dia nacional do zootecnista, comemorado em 13 de maio.


As palestras têm como objetivo apresentar aos alunos da Escola Agrotécnica (EAGRO) e aos acadêmicos de Zootecnia da UFRR, as diversas áreas de atuação do zootecnista no mercado de trabalho, como a pecuária de corte, a criação de animais para consumo da carne, a pecuária leiteira, a criação de animais para produção de laticínios, o melhoramento genético, a nutrição, a formulação de rações, a saúde animal, a vacinação e várias outras.


Claudionei Simon, técnico de fiscalização da agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR), um dos palestrantes do evento, enfatizou sobre a evolução do agro nos últimos anos em Roraima.


"Em 2019 tínhamos uma média de 40 mil hectares só de plantação de soja, em 2020 subiu para 48 mil hectares e em 2021 para 71 mil. Os insumos chegam com o preço alto devido ao frete, o problema da regularização das terras já está sendo resolvido pelo governo com a titulação, além da universidade está formando mão de obra capacitada para atuar na agropecuária, que ganha mais destaque no estado".


A professora do curso de zootecnia, Jouse Sanches, explica a importância de eventos como esses para os acadêmicos e para a comunidade.


“Eventos como esse mostram a presença do agro dentro do estado e como as áreas de atuações são amplas. Temos planos de fazer outros eventos que incluam, além da zootecnia, a medicina veterinária e a agronomia. Vamos convidar o público para entender como é as áreas de atuação e o que fazemos para colocar no mercado um produto de qualidade, com mais segurança alimentar”.


Laiza Silva é aluna do 7° semestre em zootecnia e uma das organizadoras do evento afirma que "o objetivo é mostrar como o mercado da zootecnia só cresce e está em todas as áreas, além disso, para os futuros alunos é importante para mostrar o que é a zootecnia de fato".


"Poucas pessoas sabem o que a zootecnia faz e até confunde com outras ciências como a medicina veterinária, mas a zootecnia é a arte de produzir e a partir desses momentos entendemos a sua real função".


Repórter: Tiago Côrtes.


58 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page