O evento contou com venda de produtos artesanais, comidas típicas, medicina tradicional e produção de camisetas.
fotos: Ana Luiza Cardoso

Com o objetivo de expor e valorizar a cultura indígena de etnias como Wapichana e Warao, o curso de Gestão Territorial Indígena realizou a quinta edição da feira do Insikiran (Instituto de Formação Superior Indígena). O acontecimento cultural ocorreu na última quinta-feira (3). Além das exposições de artesanatos, também tiveram comidas típicas como damurida e paçoca, e produtos da medicina tradicional.
A diretora do Insikiran, Ise de Goreth, explica que a feirinha teve o intuito de apresentar a cultura indígena e possibilitar o incentivo financeiro aos indígenas.
“A ideia da feira surgiu de professores e alunos de GTI, para valorizar e divulgar os produtos de povos indígenas que são desde artesanatos até a agricultura, na Universidade”
Além disso, a feira possibilita o incentivo financeiro daqueles que levaram seus produtos para serem comercializados e facilita essa troca intercultural entre diversos povos, tanto da cidade, quanto do campo.
“A feira dentro da Universidade é de grande valorização. Vários artesãos estão trazendo seus produtos, até para quem não conhece ter a oportunidade e quem sabe assim, podermos resgatar nossa cultura", relatou Rosilene Evaristo, acadêmica do curso.

Gestão Territorial Indígena é um dos cursos do núcleo do Insikiran voltado para atender povos indígenas dentro da UFRR, que tem como objetivo a formulação, desenvolvimento, monitoramento e avaliação de políticas que garantam a auto sustentação e defesa do patrimônio cultural e natural.
Repórter: Ana Luiza Cardoso
Comments