Comunidade acadêmica realiza evento para comemorar a data
O curso de Comunicação Social (CCOS) – Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) completou 30 anos de criação, e para celebrar a data, a coordenação do CCOS, em parceria com o Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS), realizou uma programação comemorativa, que reuniu alunos, professores e egressos.
O evento foi dividido em dois momentos, que foram realizados nos dias 3 e 4 de maio, no auditório do PRONAT, na UFRR. Segundo o coordenador do CCOS, José Tarcísio de Oliveira, a integração promovida por essas ações, desempenha um importante papel na formação profissional dos estudantes, preparando-os para lidar com os desafios do dia a dia da sociedade.
“A importância do curso para a comunidade se deve ao papel do jornalismo de informar a população, contribuir para que as pessoas possam ter elementos para exercerem seus papéis na democracia”, disse.
O primeiro dia iniciou com a fala da aluna Vanessa Fernandes, que apresentou o ‘Manual LGBTQIA+’, desenvolvido por alunos do curso com o objetivo de auxiliar jornalistas no tratamento com pessoas e pautas da comunidade LGBTQIA+, a fim de gerar um jornalismo mais humano e respeitador.
Também foi realizada uma mesa redonda, com o tema “A prática jornalística na Amazônia”, que contou com a mediação do coordenador do curso, José Tarcísio de Oliveira, e com a participação do jornalista da Rede Amazônica, Luciano Abreu, da editora da Folha de Boa Vista, Dina Vieira, da jornalista independente e fundadora da ‘Resistir Produções’, Ana Lúcia Montel, e do presidente do Sindicato dos Jornalistas de Roraima, Paulo Thadeu das Neves.
“É muito bacana ter essa reunião com os atuais alunos e com profissionais que já passaram pela academia, por que a gente percebe que cada um seguiu caminhos diferentes, mas conseguiu se encontrar na comunicação, e é isso que queremos mostrar para eles, que o curso é muito abrangente”, destacou Luciano Abreu, egresso do curso, que atualmente é apresentador do Jornal de Roraima 2ª Edição, na Rede Amazônica.
Durante a mesa redonda, alunos ouviram histórias dos profissionais presentes e puderam fazer perguntas sobre o tema, engrandecendo ainda mais o debate. O calouro do curso de Comunicação Social, João Gabriel Leitão, ingresso em 2022.1, destaca que o evento foi gratificante.
“Toda a programação que envolve o evento dos 30 anos do curso de Comunicação foi muito especial para todo mundo, do professor ao calouro, foi mais uma das coisas que fizeram a gente querer se envolver mais com o curso”.
Homenagens
O segundo dia de comemorações foi cheio de emoção e boas recordações, e contou com a participação de docentes e técnicos do CCOS, egressos do curso que já atuam ativamente na área e retornaram à UFRR para prestar homenagens para aqueles que marcaram a sua trajetória dentro de sala de aula.
“Eu sou professor há 18 anos do curso, e também cresci como professor nestes 18 anos, ensinando e aprendendo com os alunos. Reconheço a importância do curso nesse contexto do estado de Roraima, na Amazônia brasileira, sabendo também o papel dos profissionais formados no curso, comunicadores e jornalistas, têm uma missão sócio econômica, socioambiental e política, contribuindo com o desenvolvimento do Estado”, afirmou o professor e escritor, Simão Farias.
A celebração começou com a apresentação da PPGCOM, pelo professor Luís Munaro, seguido pela apresentação dos membros do CACOS, que atualmente está sob a gestão da chapa Comunica Jovem.
Em seguida, egressos convidados subiram ao palco para homenagear um professor marcante para ele, com quem construiu histórias e laços. Durante as homenagens, os convidados contaram suas vivências e suas realizações, e relataram como cada professor foi fundamental para a sua construção pessoal e profissional.
“Para mim, retornar na faculdade é um sentimento muito especial, porque é aqui que você começa, onde você perde seus medos, e começa a ter uma ideia de como vai ser o mercado. Voltar hoje, depois desses 30 anos, e ver tanta gente jovem, aprendendo, é um sentimento de vitória”, disse Lidiane Oliveira, egressa do curso, formada em 2003, que atualmente é da equipe de jornalismo do Governo do Estado.
Após as homenagens, todos foram para o coffee breake, onde foi cantado parabéns para o curso, e onde todos puderam se reunir, conversar, tirar fotos e confraternizar.
O jornalismo conta histórias, forma opiniões e dá voz à população, ele é uma ferramenta de transformação da sociedade. Parabéns a todos os professores, técnicos, alunos, que fazem parte desses 30 anos de história, e que sempre buscaram contribuir com a academia. Parabéns ao Curso de Comunicação Social, por ser tão importante para a população roraimense. Que venham mais 30, 40, 50 anos de história.
Repórter: Gabriel Cavalcante
Comentarios