top of page

CLASSIFICAÇÃO PARA O JIA - Saiba o que é como funcionará o JLARR

Foto do escritor: CacosCacos


Nascida em 2019 a Liga das Atléticas de Roraima (LARR), surge com o objetivo de organizar e culturalizar os campeonatos esportivos universitários no Estado. Desde então, 29 atléticas foram criadas e se filiaram à Liga.


No mesmo ano, foi criado o maior evento esportivo de atléticas, o Jogos Inter Atléticas (JIA), movimentando o cenário esportivo dentro das universidades e gerando mais uma área de entretenimento fora do ambiente de ensino das salas de aulas.


Com o crescimento das atléticas no Estado e a adesão das mesmas a Liga das Atléticas, se viu a possibilidade de aumentar o número de equipes que participam do JIA. Diante disso, durante os dias 31 de março a 2 de abril acontecerá os Jogos da Liga das Atléticas (JLARR) em parceria com a Copa Invictus Atleticana (CIA).


A junção das competições acontece, também, com o intuito de criar uma competição de acesso aos Jogos Inter Atléticas (JIA), evento que reúne todas as atléticas classificadas e associadas a LARR, e que tem em seu formato duas divisões, primeira e segunda.


O presidente da Liga das Atléticas, Ray Kleber, explicou sobre como funcionará o acesso ao Jia.


“Este é o primeiro ano do JLARR, e será um evento anual sempre antes dos Jogos Inter Atléticas para qualificar quem disputará a segunda divisão, tendo em vista que a LARR é formada por 29 atléticas, e com isto, ainda não chegamos a um patamar de organizar o JIA para todas. Neste ano serão 20 atléticas participantes e ano que vem a tendência é abrir mais vagas para o Jia”.

A primeira divisão do Jia possui oito atléticas: Desbravadores, Alfa, Heroica, Roceira, Guerreira, Mercenária, Invictus e Hipertrófica. Já a segunda tem sete Lendária, Nexus, Impetuosa, El Toro, Lavradeiros, Kaizen, Predadores e contará com as cinco que subirem após o JLARR, totalizando 12 atléticas.


Neste ano, o acesso, poderá contar com as participações das dez novas atléticas afiliadas à liga (Furiosa, Ástrea, Intensiva, Nortica, Viral, Audaz, Tectônica, Sonata, Psíquica e Venenosa) e as que foram rebaixadas da segunda divisão do JIA de 2022 (Suprema, Voraz, Carcará e Soberanos).


Perguntado sobre suas expectativas sobre o evento, Ray diz: “Tenho as melhores possíveis, tanto com as atléticas novas e veteranas. Esta é uma competição que leva a importância do esporte na vida acadêmica e também dá a oportunidade de os estudantes defenderem seus cursos e mantos, e claro! A oportunidade de conquistar a tão sonhada vaga no Jia”.


Repórter: Pedro Lucas Brito

 
 
 

Comments


bottom of page