A presença de ciclovias na cidade tem impulsionado o esporte que contribui para a atividade física e também gera economia no deslocamento
O ciclismo traz vários tipos de benefícios ao organismo, principalmente nas questões aeróbica e cardiovascular, melhorando o transporte de sangue e nutrientes além de aumentar a qualidade da respiração. Em Boa Vista, essa atividade física é bastante praticada, já que ao todo são 43 km de ciclovias por toda a cidade com mais 1,56 km em construção - interligando o bairro dos Estados ao bairro Paraviana.
Para o servidor público e ciclista experiente, Cleber dos Santos Portugal, uma das melhores coisas do ciclismo é que qualquer pessoa pode começar a praticar. Não há limite de idade, pois é um esporte de baixo impacto em articulações, como joelhos e pernas. Ele também explica que o exercício diminui o estresse do dia a dia, às vezes é até melhor que outras atividades físicas.
"A resposta imediata dada pelo corpo é uma leveza que já aparece no dia seguinte. O dia fica mais alegre, você se sente até mais contente. Diferente de alguns exercícios, com o ciclismo você fica saudável ao mesmo tempo que conhece novos lugares, vê as coisas acontecendo, tudo enquanto anda. Você pode simplesmente decidir ir a um rio, uma cachoeira, um shopping, tudo isso é possível”, esclarece Cleber.
Equipamentos necessários
Andar de bicicleta não é só ter o prazer de se exercitar e percorrer longas distâncias. Andar de bicicleta é também ter cuidado com seu corpo e para isso existem alguns equipamentos que se tornam importantes na hora de praticar a atividade. Na questão de vestimentas é importante usar roupas leves, evitando calças jeans, shorts jeans e casacos, pois com o suor elas podem ficar pesadas e isso começa a esfolar a pele.
Cleber também indica o uso de capacetes para que se evitem concussões numa possível queda. O uso de óculos de sol ou de grau também se fazem importantes, já que como a pessoa geralmente está em velocidade mais alta, um caminhão pode expelir fuligem ou um inseto pode bater nos olhos, causando grandes problemas mesmo que em poucos segundos. Luvas não podem ser dispensadas, já que em uma queda o primeiro movimento feito costumar ser lançar as mãos no chão. Uma luva também vai evitar que mãos suadas escorreguem do guidão e que a pessoa se machuque nos pulsos se cair.
“Esteja sempre com uma garrafa d’água, porque como estamos nessa onda forte de calor e ainda mais numa época que já é para estar quente, é perigoso ficar sem beber água. De preferência, tome em intervalos de 30 ou 40 minutos para que o ritmo fique estável na pedalada”, frisou Cleber.
Como é o ciclismo para gente como a gente?
O analista de sistema e ciclista Adriano Paulino da Silva começou no ciclismo em 2015, buscando perder peso e fazendo pequenos percursos diariamente. Com o tempo, Adriano conta que foi dando mais atenção a essa atividade em comparação com outras. Pedalava mais vezes ao longo do mês e por distâncias maiores até que esse se tornou o maior foco.
Para ele, o maior benefício foi o do emagrecimento acompanhado de uma musculatura mais forte e o cardio. Sua respiração era mais leve e seu organismo trabalhava de forma mais eficiente. Hoje em dia, Adriano mantém a atividade com prazer.
“Só que é importante saber quando dar uma pausa, porque nada com exagero dá certo e o corpo pode não conseguir manter um ritmo desbalanceado”, alerta Adriano.
Sobre a dúvida de como a bicicleta pode ser mais eficiente que outros veículos, Paulino diz que sim, mas mais se tratando de saúde. Um carro ainda pode ser necessário para chegar no trabalho ou numa faculdade, além da segurança em horas mais tardias da noite. É preciso, portanto, equilibrar entre a bicicleta e o seu veículo principal.
O que diz um profissional?
Alessandro Pedretti é professor da rede municipal de ensino e consultor de atividades físicas. Ele diz que além de todos os prós já citados, que o ciclismo, quando praticado com frequência, faz aumentar a qualidade do sono, melhora de humor, alívia os sintomas de ansiedade e depressão.
“Você previne ou alivia sintomas de hipertensão, por exemplo. Sua prática regular também influencia na sensibilidade que o corpo tem em captar o açúcar do sangue e estimular os componentes celulares que produzem energia, sendo estes efeitos fundamentais na prevenção do diabetes e na manutenção de um peso corporal saudável. Isso é maravilhoso para quem quer estar mais saudável”, explica.
Alessandro faz um alerta, já que exageros não são recomendados. Além de ser preciso considerar a capacidade física atual da pessoa, ele diz que não é seguro repetir o exercício a ponto do organismo não ter tempo de se recuperar adequadamente. As principais consequências são tonturas, falta de ar, desidratação e desconfortos musculares, até lesões físicas mais graves ou sistêmicas, como acidentes cardíacos por causa da sobrecarga de esforço excessiva.
“Claro que qualquer atividade física tem a capacidade de promover adaptações positivas no organismo, quando praticadas pelo menos duas vezes por semana. Em outros países recomendam pelo menos 180 minutos (três horas) de atividade aeróbica por semana, para que se tenha os melhores benefícios da atividade sobre a saúde geral”, esclarece Pedretti.
Agora, para quem está pensando em começar nesse meio e não sabe muito bem o que fazer, a dica que o consultor dá é de buscar um profissional e começar devagar. Os resultados maiores como emagrecimento e melhor respiração não irão chegar rápido, seja paciente. Pesquise, encontre orientações, busque entender sua condição física e de saúde atual.
“Apenas dez minutos consecutivos já são suficientes para colher benefícios, então tenha paciência e respeite os limites do seu corpo. Evite se deixar levar pela euforia do momento gastando com todo equipamento disponível no mercado, pois o benefício vem da regularidade e assiduidade na prática da atividade. Um fator importante para a aderência ao exercício é o estabelecimento de relações sociais saudáveis durante a prática, portanto, partilhe estes momentos com pessoas agradáveis e importantes para sua vida!”, finalizou.
Por João Gabriel Padilha
Comments