A população já denunciou alagamentos e o comprometimento de uma das principais pontes de acesso.
Ponte quebrada e alagamentos causados por um igarapé. É isto que moradores do bairro Olímpico, na zona Oeste de Boa Vista, temem enfrentar com a chegada do período chuvoso na capital. Após passarem por problemas causados pelas fortes chuvas em 2022, eles se preparam para lidar com a falta de escoamento da água neste ano.
O período de chuvas em Roraima compreendem os meses de abril até setembro. O bairro Olímpico é separado do Jóquei Clube por um igarapé na rua JT-10 que transborda com os temporais.
A reportagem procurou a Prefeitura de Boa Vista, responsável pela manutenção das vias públicas da cidade e questionou sobre os perigos das enchentes causadas pelo igarapé, mas até o momento da publicação não obteve resposta.
De acordo com a moradora Islla de Sousa, de 28 anos, é comum a rua ficar debaixo d’água nesta época do ano. Ela teme que o igarapé possa causar prejuízos financeiros – e também à sua saúde.
“No período de chuva forte temos muitas dificuldades, por conta do bairro conter um igarapé e as pontes ficam submersas e a rua onde estamos alaga toda. No ano passado, a ponte da rua JT 10 quebrou e essa outra alagou e não conseguimos atravessar, com medo de danificar os veículos por conta da água”, relata a moradora.
O igarapé também trouxe problemas para quem vive do outro lado. No bairro Jóquei Clube, a dona de casa Marilene Santos, de 68 anos, conta que a água invadia a sua residência.
Com medo de futuros transtornos causados pela quantidade de águas, ela então decidiu juntar o vizinhança para – por conta própria – resolver a situação das enchentes no local.
“Quando chovia forte, alagava. A água entrava até aqui em casa. Agora não inunda, pois nós juntamos a vizinhança para aterrar, além disso o igarapé escorre água também [por causa da ação independente dos vizinhos]”, afirmou.
Cuidados com as enchentes
Para a diretora da Defesa Civil municipal, Flávia Cantanhede, as enchentes são problemas frequentes nos períodos chuvosos de Roraima. Por isso, ela destaca que é importante ter alguns cuidados nessa época.
"As consequências são inúmeras, além do risco do dano ao próprio patrimônio, a perdas de bens, o risco de contaminações através das águas pluviais, também há maior incidência de acidentes em tráfegos de vias, e o risco de ocorrência do tipo curtos circuitos, que também apresentam um risco muito grande a população ", disse.
Outros cuidados importantes você confere no áudio abaixo.
Comments