Chefs de Roraima concorrem ao Prêmio Dólmã 2022
- Cacos
- 8 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Foto: Redes Sociais

Prêmio é considerado o Oscar do setor Gastronômico, a 8° edição do Prêmio Dolmã ocorre entre os dias 10 a 12 de agosto, em Macapá, capital do Amapá, durante o Festival Enchefs Brasil 2022. A premiação é divida em duas etapas: estadual e nacional.
O estado de Roraima será representado por três chefs que vão disputar o prêmio. Os representantes são: Hélio Araújo, Verlei Bueno e Wanda Albuquerque.
Foto: Arquivo Pessoal.

Chef de cozinha com vasta experiência, Hélio Araújo teve sua primeira indicação ao prêmio em 2020 e, agora, novamente em 2022. Ele iniciou a carreira em 2010 quando surgiu a oportunidade de fazer um intercâmbio em Buenos Aires, onde se formou em gastronomia. Desde então, ele atua na área da gastronomia. O chef de cozinha falou da emoção de ser indicado novamente a premiação.
“Para mim, esse prêmio significa uma valorização do meu trabalho. Nesses últimos dez anos tenho atuado, e isso significa um reconhecimento enorme da minha carreira, da minha profissão. Principalmente porque esse é o caminho, para o Brasil inteiro me ver como representante do nosso Estado".
O chef atualmente trabalha como supervisor de eventos do Sesc e Senac, local onde deu início à carreira como instrutor de gastronomia, e também já foi gestor da unidade de hotelaria Sesc Tepequém e possui o título de pró-chef pelo The Culinary Institute of America.
“É visível que nosso estado é composto por diversos migrantes, brasileiros ou estrangeiros e isso influencia fortemente nos nossos hábitos alimentares. Então a gastronomia de Roraima está sendo construída. Somos um estado muito novo, mas não podemos, jamais, desvalorizar as nossas raízes que é da culinária indígena”, destacou o chefe.
Já o chef Verlei Bueno cozinha desde criança e teve seus avós como inspiração. Ele é neto de uma indígena da tribo Tukano e Wapixana e de um gaúcho, trazendo em suas composições uma multiculturalidade.
Foto: Arquivo Pessoal.

O chef iniciou a carreira vendendo brigadeiros de nescau e coco, mas logo evoluiu e deu início ao primeiro empreendimento chamado “Tia do Brigadeiro”. Assim, Verlei criou 89 novos sabores de brigadeiros.
Suas lojas dentro e fora do shopping na cidade fizeram sucesso e tornaram-se as primeiras brigadeirias de Roraima. Logo em seguida, Verlei inaugurou uma loja com temática voltada para a cultura nórdica e recebeu um convite para viajar à Santa Catarina, gerando conhecimentos e parcerias.
“Lá eu fui atrás de conhecimentos. Foi uma chuva de novidades. Abri em parceria o “El Petisco” e o “Viking Burger” e então, sucesso de novo. Sempre apostei na qualidade, eu mesmo faço o ketchup, barbecue, entre outros”, disse.
O chef também já trabalhou com jantares públicos diferenciados. Ele afirmou que “é sempre bom cozinhar algo fora do fast food, não esquecendo das comidas regionais e tradicionais do estado de Roraima”.
Sendo sua primeira indicação a um prêmio, chef Verlei destacou que se trata de uma resposta de muito trabalho.
“Estou feliz com a indicação pois vou estar marcado na história que fui indicado com dois chefs de cozinha tão prestigiados, ganhando ou não, para um prêmio nacional que para nós cozinheiros é o prêmio máximo da gastronomia, tô super realizado”, pontuou.
Wanda Albuquerque também foi indicada juntamente aos três para representar Roraima na premiação.
A votação ainda está ocorrendo. Para escolher o seu favorito, acesse o link: https://pt.surveymonkey.com/r/votacaointernautaschefsestaduais2022
Também é possível acompanhar os chefs através das redes sociais: @hellioskitchen e @verlei_bueno
Repórter: Letícia Kellen
コメント