top of page
Foto do escritorCacos

CEPE aprova possibilidade de retorno de aulas presenciais


O colegiado do curso de Comunicação Social – Jornalismo se manifestou contrário à decisão e deve permanecer em regime remoto.





O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, da Universidade Federal de Roraima – UFRR, aprovou no último dia 06 de outubro, a possibilidade de retorno presencial das aulas para o semestre 2021.2 e o calendário acadêmico 2022. As propostas foram apresentadas pela Pró-reitora de Ensino e Graduação – PROEG e a resolução oficial foi publicada em 14 de outubro.


A reunião do CEPE teve como objetivo deliberar algumas medidas nas atividades acadêmicas desenvolvidas atualmente pela universidade, em caráter emergencial, dentre elas as alterações da resolução 012 CEPE/UFRR, de 18 de agosto de 2020, no qual propõe a partir do semestre 2021.2, a possibilidade de retorno presencial das aulas. O texto prevê a decisão de cada colegiado de curso de escolher se querem ou não retornar presencialmente, porém, seguindo uma série de normas de biossegurança contra a transmissão da Covid-19. Neste caso, o retorno pode ser de apenas algumas disciplinas.


Outro assunto debatido foi o calendário acadêmico de 2022, no qual sugere a decisão de datas importantes como início e fim dos períodos letivos, ofertas de turmas, períodos de matriculas e rematrículas, feriados, entre outros procedimentos acadêmicos. Dentre as datas aprovadas está a abertura do semestre 2022.1, prevista para o final do mês de abril, com as aulas totalmente em caráter presencial.


Quanto ao curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFRR, mesmo com a decisão da possibilidade de retorno presencial para novembro, as aulas devem permanecer remotas. “Após reunião com o colegiado, os membros acreditaram que a universidade ainda não tem condições de propor um retorno seguro para as aulas”, explicou o professor e coordenador do Curso, José Tarcísio Oliveira Filho. Segundo ele, todas as coordenações dos cursos do Centro de Comunicação, Letras e Artes – CCLA, também foram contra a medida.


Para os professores ou alunos do curso de Comunicação Social – Jornalismo que necessitem usar alguns espaços do bloco para atividades práticas, como exemplo, o laboratório de áudio, o uso será permitido desde que não haja aglomerações nesses ambientes e sigam as normas determinadas pela UFRR, afirmou Tarcísio.


Reportagem de Raianne Dias

Estagiária do Projeto de Extensão Comunica CCOS



9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page