
O Ministério Missionário Desígnio de Deus irá iniciar em fevereiro, após o feriado de carnaval, um processo de seleção de casais em vulnerabilidade socioeconômica que desejam oficializar a união na ação de Casamento Comunitário que será realizada em parceria com o Cartório Loureiro. A ação integra o Projeto Missões de Amor do Ministério.
O Projeto Missões de Amor foi criado em 2013 e atende famílias em situação de vulnerabilidade social realizando diversas ações, entre elas, oficinas de coral para crianças e oficinas de criação de renda para mulheres. O Projeto atende crianças, jovens, adultos e idosos dos bairros Cauamé, Caranã, Jardim Caranã e adjacentes. Segundo a diretora do Ministério e do Projeto, Pastora Valéria Lopes de Araújo: “O objetivo maior do projeto é ver a transformação dessas pessoas através das ações gsocioeducativas que o projeto pode ofertar”.
Os casais que desejam ser beneficiados pela ação de Casamento Comunitário devem passar pelas etapas iniciais de triagem e inscrição. A triagem acontece procurando definir o diagnóstico familiar, para garantir que os candidatos estão dentro do perfil de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam em legalidade judicial, com os documentos em dias. A etapa de inscrição passa por uma lista de espera, porém com antecedência acontece um contato com os interessados.
A etapa seguinte consiste no atendimento humanizado com rodas de conversa conscientizando os casais participantes. Por fim, acontece o casamento em si, que tem previsão para acontecer em 25 de março de 2022.
Os documentos necessários para dar entrada na certidão de casamento são a Certidão de Nascimento, RG, Comprovante de Residência dos noivos e duas testemunhas. É importante consultar as especificidades para casos onde pelo menos um dos noivos seja divorciado, estrangeiro ou viúvo. Normalmente o custo médio da certidão de casamento é 300,00, por isso ações de casamento comunitário são importantes para aqueles que não tem condições financeiras suficientes para esse custo.
A ação de Casamento Comunitário do Projeto Missões de Amor aconteceu pela primeira vez em 2018 e vem acontecendo desde então nos anos seguintes, em parceria do projeto Missões de Amor e o Cartório Loureiro. Em 2022 a ação foi adiada devido ao aumento de casos de COVID-19.
“O projeto ele é de fundamental importância para que haja uma transformação no indivíduo para que possamos resgatar vidas e levar novamente essas pessoas a terem uma oportunidade tanto no mercado de trabalho quanto na sua vida secular como no seio da sua família”, disse a Pastora Valéria.
Comments