Vitória é o nome de uma cadela que foi encontrada pela polícia após várias denúncias em um estado deplorável, estando amarrada dentro de um saco plástico com a boca amordaçada com uma borracha de câmara de pneu. O animal havia sido abandonado para morrer lentamente.
Após ser encontrada, Vitória teve de ficar internada e passar por cirurgias devido aos vários ferimentos que tinha pelo corpo. Com o apoio de clínicas veterinárias e petshops, aos poucos, Vitória se recupera e se tornou um símbolo na luta contra os maus-tratos.
No Brasil, a luta tomou corpo a partir do projeto ‘Cadeia Para Maus-tratos’, movimento nacional Criado em Agosto de 2019 pelo Delegado e Deputado Federal Bruno lima (Partido Progressista – SP), que visa a luta em favor das causas animais, o combate a maus-tratos e a conscientização e vigilância da população para atuar em conjunto contra práticas abusivas a animais domésticos.
Apesar de novo, o projeto ganhou forças nas redes sociais e está em crescente expansão por todo o país. No Instagram, o movimento conta com mais de 300 mil seguidores e tem como apoiadores diversas figuras públicas, desde Digital Influencers, cantores, atores, comediantes, até atletas olímpicos, jornalistas e políticos, como Celso Zucatelli, Bia e Branca, Xuxa, Bruninho do Vôlei, Dani Suzuki, Victo Sarro, o que ajudou a impulsionar a visibilidade para a causa do movimento.
Em Roraima o projeto tem como representante o Deputado Estadual Marcinho Belota (PTB – RR). Ativo de maneira independente nas redes sociais pela causa animal desde 2013, Marcinho Belota em parceria com a população, clínicas e petshops, tem resgatado centenas de animais domésticos em situação de vulnerabilidade, abandono ou maus-tratos e ajudado a encontrar um lar para reabilitação desses animais.
Caso a população se depare com algum caso de maltrato, pode denunciar essas ocorrências pelo 190 da Polícia Militar.
Comments