O esporte tem se destacado como inclusivo para todas as idades.

[Foto: @celiojuniorbr]
Conhecido apenas como uma atividade de lazer e socialização, o Beach Tennis ganhou adeptos em todo o país, recebendo regras e regulamentações e se tornou uma modalidade profissional.
Em 2015, o Beach Tennis chegou em Roraima e embora seja um esporte ligado à praia, a capital se tornou adepta ao esporte com quadras esportivas de areia em praças abertas, e academias de treinamento especializadas.
Segundo a professora de Beach Tennis, Melina Matos, de 24 anos, o jogo possui uma funcionalidade já conhecida em outros esportes, principalmente por envolver jogadas semelhantes ao tênis de quadra.
“O Beach Tennis funciona com duas duplas, ou uma pessoa contra outra, e possui regras bem semelhantes ao tênis de quadra, como a contagem dos pontos em 15, 30, 40 e game, que é feito para confirmar que a pessoa ganhou aquele jogo. Existe uma diversidade de pontos e regras, o que deve ou não ser feito, e uma dessas regras, é o Fair play, uma das coisas mais importantes no Beach Tennis, que é ser justo com o jogo e com o seu adversário, você ser honesto, e falar o que aconteceu ali no momento que não era pra ter acontecido”, destacou.
Recentemente, com um maior número de praticantes pela capital, a categoria de Beach Tennis entrou para competições de academias de treinamento e até de jogos universitários. O acadêmico de medicina e atleta de Beach Tennis, Lucas Valdonio, de 21 anos, conta sobre a experiência no esporte.
“Treinar amistosamente é muito bom, mas a competição é o maior incentivo. Todo mundo busca melhorar para vencer uma competição. Em comparação com outros estados que competem, Roraima surpreende pelo fato de ter arenas de altíssima qualidade e quadras de Beach Tennis até mesmo em praças. Somando todos esses fatores o Beach Tennis se firmou para mim e muitos amigos como um esporte muito inclusivo.”
Ele destaca como o Beach Tennis trouxe disposição e desenvolvimento para a vida pessoal.
“Eu sempre gostei do esporte, e o Beach Tennis me ajudou fisicamente em diversos aspectos, a disposição de jogar era sempre maior que o cansaço do dia. O diferencial em relação a outros esportes, é que o Beach Tennis é simples de jogar, e tem aspecto competitivo, positivamente falando, e isso acaba atraindo mais pessoas. O desenvolvimento das técnicas e habilidades para jogar são aprendizados que eu levo pra vida.” completou.

A professora completa, que para quem tiver interesse em praticar o esporte, pode procurar academias de treinamento como a Academia R1 localizada na bairro Paraviana, ou entrar em contato pelo Instagram @_melinamatos.
Repórter: Lílith Áquila
Comments