top of page

Aula Magna debate utilização do ensino remoto após a pandemia

Foto do escritor: CacosCacos

A comunidade acadêmica recebeu um pesquisador da Universidade Federal do Maranhão para palestra sobre ensino e tecnologia



Com o tema 'Os rumos da educação superior no mundo pós-pandemia', a Aula Magna da Universidade Federal de Roraima (UFRR) marcou o início das atividades na instituição no semestre de 2022.1.


Fotos: Divulgação


A palestra foi ministrada pelo Professor Doutor João Batista Bottentuit Júnior, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) e professor da UFMA (Universidade Federal do Maranhão). O evento foi realizado no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), na última quinta-feira (19).


Durante a palestra, foram apresentados assuntos como tecnologia e inovação nos métodos de ensino, práticas de ensino remoto, conceitos e melhorias em educação e comunicação, além da recente "revolução" causada pelo impacto da pandemia de COVID-19 nas instituições de ensino superior, onde foram implantados regimes emergenciais de aulas remotas e híbridas para cobrir cursos de modalidade presencial.


Segundo o professor João Batista, a tendência é que as universidades adotem, pelo menos parcialmente, os métodos de ensino remoto utilizados na pandemia, uma vez que, os alunos e professores tiveram contato com facilidades tecnológicas e ferramentas pedagógicas que permitem a aplicação e continuidade das aulas sem a necessidade de comparecer a elas de fato.


"Encontrou-se uma alternativa para casos onde tanto professores quanto alunos precisam se ausentar, sem que se percam prazos ou conteúdo. Com a pandemia muitos professores tiveram a oportunidade de experimentar essa nova realidade e acredito que cada vez mais as universidades vão realizar mudanças para que os cursos possam ter disciplinas ou parte delas no formato a distância”, explicou.


O professor explica ainda que existem gráficos que apontam o crescimento na oferta e demanda de cursos EaD durante os últimos dois anos, sendo esse também um reflexo tanto da adaptação dos discentes a um método mais flexível de ensino, quanto da forte presença e popularização de aparatos tecnológicos no cotidiano dos brasileiros, principalmente das ferramentas online, como aplicativos, sites de pesquisa e oferta de serviços ao professor e ao aluno, bem como acesso a internet e dispositivos eletrônicos.


A expectativa do professor é de que a partir do fim da pandemia, as universidades se reinventem e se adaptem, criando um ambiente acadêmico lúdico, que ofereça maior liberdade criativa e espaços compartilhados, propondo convivência e aprendizado coletivo, em oposição ao modelo atual da educação superior, que segue um padrão individual e mais metodológico.


Por fim, o palestrante falou da experiência de participar da Aula Magna da UFRR, após dois anos de ensino remoto.


"Retornar às atividades presenciais é sempre uma alegria, a Aula Magna foi uma excelente oportunidade de diálogo com professores, alunos e técnicos sobre um tema tão atual e necessário. Sinto-me agradecido por compartilhar meus conhecimentos e esperançoso que tudo o que foi construído no período da pandemia possa se converter em melhorias nas experiências futuras de sala de aula ou em novas aulas remotas", finalizou.

Repórter: Melissa Lima

 
 
 

Kommentarer


bottom of page