Fotos: Pedro Alencar

O projeto de extensão Roteirização, Produção e Edição de Microsséries (2022 - 2023), está realizando a etapa final da edição da primeira microssérie de ficção do estado de Roraima, intitulada “Esses Dias.
O coordenador do projeto de extensão, professor Simão Farias, afirma que a ideia de produzir microsséries surgiu durante as reuniões do grupo de estudo Fala Série, no contexto de ensino remoto por conta da pandemia da covid-19. Ele falou sobre as tramas da primeira produção.
“Seus episódios autônomos retratam as dificuldades pelas quais os brasileiros passaram, a exemplo do isolamento, do luto, da resistência ao uso de máscara, fruto de desinformação causada pelas mentiras deliberadamente espalhadas”.
O produto audiovisual está em fase de edição pelo diretor de câmera e fotografia do grupo, Pedro Alencar. Segundo ele, a microssérie traz um olhar importante do impacto social que a pandemia causou na população local.
“A primeira microssérie abre uma nova fase no audiovisual em Roraima, e espero que outras produções apareçam, afinal, o nosso Estado tem histórias que merecem ser contadas nesse formato de série. 'Esses dias' fala de um momento muito difícil pra todos e trazer isso para o audiovisual, mesmo sendo histórias distintas, é uma responsabilidade para todos nós envolvidos neste incrível projeto”.
O projeto de extensão tem um ano de duração e conta com as etapas de discussão de autores das áreas de roteiro e série de ficção, planejamento por meio da sala de criação de roteiros, produção, filmagens e edição.

Para o diretor de som e aluno de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Carlos Rocha, a produção também reforça a importância da criação e visibilidade das produções audiovisuais, realizadas no ambiente acadêmico.
“É uma produção realizada dentro da Universidade, sendo uma produção acadêmica, isso traz visibilidade para o curso, pois mostra para a sociedade roraimense a atuação do curso nessa esfera também da produção de microsséries. Traz os estudantes para dentro das produções da academia, não apenas matérias jornalísticas, mas agora com esse novo segmento no curso de produção de microssérie”.
As microsséries serão divulgadas nas redes sociais como forma de valorizar o audiovisual roraimense e o lançamento da primeira microssérie está previsto para ocorrer em novembro deste ano. A produtora e bolsista do projeto, Lilian Morais, reforça que a microssérie tem tudo para mexer positivamente com o imaginário da sociedade brasileira.
“Eu me sinto muito satisfeita em participar dessa empreitada no audiovisual, e ressalto que foram boas experiências para o crescimento de todos que participaram, pois a microssérie conta com narrativas extremamente fortes e impactantes, que foram baseadas no contexto da pandemia da Covid-19, no qual todos que sobrevivemos, devemos olhar para esse passado com mais cautela e respeito pelas vidas que foram ceifadas e pelo impacto psicológico que causou em quem sobreviveu".
O projeto é composto pelo coordenador e direção geral, Simão Farias, diretor de câmera e fotografia, Pedro Alencar, diretor de som Carlos Rocha. A equipe de produção é formada pelos acadêmicos de jornalismo, Abgail Ramos, Eduardo Haleks, João Gabriel, Lilian Morais, Rânia Barros e Thiago Lima, e a roteirização é feita pelo Grupo do projeto de extensão. O projeto conta com apoio dos programas de Bolsas de Extensão (PRAE/UFRR) e de Bolsas Indígenas da UFRR. Estudantes voluntários também compõem a equipe ao ter experiências com audiovisual e edição.
As atividades de roteirização da sua segunda produção já iniciaram. Para obter mais informações, entre em contato com o coordenador do grupo de pesquisa, Simão Farias, pelo email simon-jp@hotmail.com.
Comments