Entenda como a prática de esportes colaboram para uma boa saúde mental

O esporte é constantemente recomendado por profissionais da área da saúde pelos inúmeros benefícios que a prática exerce no corpo humano. Entre tantos benefícios, podemos encontrar um de fundamental importância: bem-estar mental.
Muito além dos aspectos físicos e estéticos, a atividade física pode funcionar como um antidepressivo natural, por auxiliar na liberação de neurotransmissores que melhoram o funcionamento cerebral, reduzindo, significativamente, o estresse e a ansiedade.
O sensei do Dojo Kohai de Judô, Antônio Klinger Souza, de 45 anos, conta que a arte marcial tem o ajudado no tratamento de ansiedade e combate a depressão
“O judô está sendo esse suporte, é uma das únicas coisas que eu tenho hoje que me motiva a sair da cama todos os dias”.
O esporte tem o sutil poder de conectar as pessoas, melhorando o convívio social de quem pratica atividades físicas e transmitindo maior autoestima e autoconfiança ao praticante.
Estar com a saúde mental instável pode interferir diretamente na maneira como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor. A aluna de judô, Heloá de Almeida Macêdo, de 12 anos, explica como a prática do esporte transformou sua convivência com as pessoas .
“Antes eu tinha dificuldade para socializar e foi por causa do judô que eu consegui fazer amigos”.
A também aluna da Academia, Lorena Santana de Souza, de 16 anos, esclarece como o esporte a ajudou a superar problemas de comportamento
“Eu sempre fui uma criança muito hiperativa, e o judô me ajudou a resolver esse problema, tanto na minha vida, como na escola. O judô é muito importante para mim”.
A psicóloga Maria Cecília Ribeiro, explica que os benefícios da prática da atividade física para a saúde mental vão além de uma simples sensação de bem estar, afinal, a liberação de hormônios produzidos pelo cérebro ajuda a superar os anseios do dia a dia.
“Quando a gente fala de exercício físico de uma forma geral, claro que estamos falando de um bem-estar físico, mas também estamos falando da nossa saúde mental. A prática de atividade física faz com que tenhamos a liberação de hormônios, como a endorfina. Então, com essa prática, nosso corpo tem uma dose diária desses hormônios de bem-estar”.
SETEMBRO AMARELO - O dia 10 de Setembro é uma data alusiva ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira De Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza ações voltadas para a saúde mental e prevenção ao suicídio. Neste ano, as ações têm como tema: “Agir Salva Vidas”.
Se estiver precisando de ajuda, ligue 188 - CVV (Centro de Valorização da Vida)
Repórter: Lara Muniz
Comments